A instituição desenvolve a sua atividade no auxílio à terceira idade, infância e no combate à exclusão social, possuindo para o efeito diferentes equipamentos distribuídos pelo concelho – ERPI Sede, ERPI Foz da Moura, UCCI, Clínica de Fisioterapia, SAD, Creche e Jardim de Infância. As equipas pluridisciplinares da Santa Casa envolvem todo um conjunto de técnicos/as (assistentes sociais, médicos/as, enfermeiros/as, fisioterapeutas, animadores/as socioculturais, educadores/as de infância e pessoal de apoio qualificado, tendo em vista assegurar um acompanhamento adequado na prestação dos serviços que diariamente assegura aos seus utentes.
Em 2017, através da iniciativa Pampilhosa Mais Perto, apoiada pela Fundação Altice, a SCM deu passos na aproximação entre as pessoas do concelho que vivem isoladas, derivado da sua localização geográfica e da morfologia do território. O mesmo projeto previa também uma maior ligação entre as pessoas institucionalizadas e as suas famílias, muitas delas residentes nos grandes centros urbanos e mais particularmente em Lisboa. Estas iniciativas, a par de outras, foram resultado de um processo de autoavaliação da instituição, realizado entre 2016 e 2017, através do qual se identificou a necessidade emergente de evoluir no domínio da inovação social, como contraponto às intervenções tipificadas resultantes dos apoios da Segurança Social e do Ministério da Saúde.
Até junho de 2023 a Santa Casa da Misericórdia executou um projeto no âmbito do Portugal Inovação Social / POISE – Parcerias para o Impacto, designadamente o projeto “Encurtar Distâncias”, destinado à promoção da reaproximação da pessoa idosa em situação de isolamento da sociedade e da família, recorrendo a processos itinerantes de estimulação cognitiva, física e cultural baseados na recuperação das tradições e das memórias. Este projeto contou com a colaboração de Investidores Sociais, entre os quais o Município de Pampilhosa da Serra e a Farmácia a Coroa Lda. Contou ainda com a parceria da Seaside. Constituiu-se ainda como parceira do projeto de inovação, o “100 idade” promovido pela ASSDZ (Dornelas do Zêzere) integrando a equipa líder do projeto. Criou a Rádio Sénior, no âmbito da segunda edição do programa de impacto social “Mais Ajuda”, que privilegia a criação de novas respostas ao apoio dos idosos. Os prémios “Mais Ajuda” resultam de uma parceria da rede de supermercados Lidl com as rádios Renascença, RFM e Mega Hits, contando com o apoio da Beta-i. Implementou ainda o projeto Seniores Felizes Criam Raízes, contando com o apoio da Fundação La Caixa, no âmbito do Prémio BPI Fundação “La Caixa” Seniores.