Nas organizações, a atitude e o comportamento das pessoas que as integram influencia a qualidade das relações que se estabelecem no desenrolar da atividade e a qualidade do ambiente geral no trabalho com impactos relevantes nos serviços prestados aos nossos utentes e clientes. É, portanto, necessário que exista algo que regule o comportamento e que auxilie no processo decisório, sendo o Código de Ética uma ferramenta importante neste processo regulatório.
A postura assumida pela instituição resulta essencialmente do contributo de colaboradoras e colaboradores e traduz a sua cultura, visão, missão e valores, permitindo que se diferencie das restantes.
Pretende-se, com a recente adoção do Código de Ética, proporcionar tranquilidade e bem-estar a todos os membros da instituição, permitindo que adotem os comportamentos adequados, com as evidentes vantagens para a instituição como um todo, designadamente a melhoria da nossa imagem perante o público-alvo (clientes e comunidade) e aumento da nossa competitividade.
A SCMPS promove práticas de gestão de recursos humanos orientadas para a diversidade e inclusão, abarcando a igualdade de género, com renúncia a todas as formas de discriminação e para a valorização e conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. Atua numa cultura de abertura, honestidade, confiança e respeito, baseando-se na lealdade, competência, iniciativa e responsabilidade das/dos colaboradoras/es.