Notícias

Atuação de Marta Miranda

No próximo dia 5 de Maio, a cantora Marta Miranda irá presentear os nosso Utentes com uma atuação que vai também  assinalar o Dia da Mãe.. Desde já o nosso muito Obrigada a Marta Miranda. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pampilhosa da Serra Inspira Natal – Natal Serrano

Mais uma vez, aconteceu o famoso Festival da Filhó Espichada. Nós não podíamos faltar e no dia 20 de Dezembro fomos até ao Inspira Natal.
Passeamos pelo espaço mas a barraquinha de que gostámos mais foi a “Agora Espicho Eu”, em que cada um de nós, podia fazer a sua própria filhó e o melhor é que depois podíamos provar, hummm!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prenda de Natal do Município

O mês de Dezembro é sempre muito divertido para nós, para além da nossa Festa de Natal que ocorreu no dia 10 de Dezembro, temos muitas surpresas e muitas prendas, uma das surpresas que já é habitual é a visita da Dra. Alexandra Tomé à Casa da Criança. 
Este ano letivo o Município presentou-nos com o livro “Mistura as cores” de Hervé Tullet para as crianças da creche e o livro “Os números” de Joana Carmona para as crianças do Pré-Escolar. Estes livros ajudam-nos a descobrir as cores, a misturá-las fazendo novas cores e a aprender os números. Obrigada Município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festa de Natal

Realizou-se no dia 10 de dezembro às 14h a Festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia, no Edifício Multiusos.
A Festa iniciou-se com a Homenagem às funcionárias da instituição com mais de 25 anos de Casa ou reformadas na casa, sendo elas:
• Maria Alice Gonçalves;
• Elisa Maria Fonseca Duarte;
• Lúcia Maria Barata Almeida;
• Gracinda Maria Nascimento Duarte;
• Berta Maria Santos Simões;
• Maria de Lurdes Almeida Reis;
• Maria Albertina Antão Pires Simões;
• Isabel Maria Nunes Barata;
• Isabel de Lurdes Alegre Simões;
• Maria Isabel Olivença dos Santos;
• Maria de Deus Jesus Barata;
• Maria Isabel Ramos Gonçalves;
• Maria Madalena Santos Martins Serra;
• Carminda de Jesus Fernandes Brito;
• Maria Fernanda Custódia Antão
• Maria Isaura Almeida Ramos;
• Sr. José Mendes;
• Margarida Constâncio Venâncio Gravito;
• Maria dos Anjos Loureiro;
• Maria Josefina Barata Trindade;
• Luísa Rodrigues Tomé;
• Maria Teresa Ferreira de Almeida;
• Zulmira Santos Alves;
• Maria Dias Pereira;
• Maria José Nunes Martins;
• Elvira do Carmo Mendes Oliveira;
• Maria Celeste Ramos Barata.
Seguimos as Homenagens, destacando a Dra. Susana Redondo, pela amabilidade e gentiliza que teve ao oferecer a nossa Instituição um desfibrilhador.
As atuações iniciaram-se com a atuação das nossas crianças a pisarem o palco e abrilhantarem a nossa festa com a Peça de Teatro intitulada “O Bom Velhinho”.
Seguiu-se a Festa e chegou a hora dos pais dos meninos da Casa da Criança interpretarem a Canção “A Amizade é o nosso Mel”.
Chegou-se a hora, de darmos a vez, à voz e aos sonhos dos nossos Idosos. Assim tivemos o privilégio de assistir a um Filme intitulado “Sonhos de Natal”, dos Utentes da ERPI SEDE.
Após a conclusão do Filme, subiram ao palco os Utentes da NOVA ERPI/UCCI para interpretarem o Poema/Canção “Hino de Natal”.
Em seguida foi feito o Sorteio do Cabaz de Natal e o Sr. Albertino, utente do Novo Lar proferiu a toda a plateia umas palavras alusivas a época e de agradecimento à Santa Casa da Misericórdia. 
Para terminar as funcionárias/os da instituição tomaram as rédeas da festa e interpretaram para todos os idosos e crianças a música “Natal em todo o lado…”.
A encerrar a Festa de Natal houve um delicioso lanche que deixou toda a gente satisfeita e com vontade que venha o próximo ano.  
Um agradecimento muito especial ao Joel Bento, ao José Vaz, ao Maestro Pedro Ralo, ao Carlos Carvalho e ao Samuel Carlota que durante toda a tarde animaram todos os intervalos entre as diversas atuações da nossa festa.
Também um agradecimento muito especial à nossa Direção e ao Dr. João Ramos, presidente da Assembleia Geral, que desde o primeiro momento estiveram presentes e colaboraram em todas estas iniciativas. De referir que são pessoas voluntárias, que não recebem nada em troca do seu trabalho, mas que sem eles nada disto era possível. Portanto para todos eles um BEM- HAJA do tamanho da nossa Misericórdia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jantar de Natal de Funcionários 2016

E porque a vida também é feita de momentos de descontração, realizou-se no dia 9 de dezembro, o jantar de Natal entre funcionários da instituição.
Uma noite alegre que pretendia fomentar o bom ambiente entre colegas. Quando trabalhamos com espirito de equipa e de partilha, estes momentos acontecem. Nesta Casa vestimos a camisola e trabalhamos pelo amor ao próximo, pois só desta forma faz sentido trabalhar numa Instituição de Solidariedade Social.
Um agradecimento a todos os funcionários que prescindiram de um pouco do seu tempo para estarem neste jantar e terem contribuído para que este momento fosse único, de lazer e de diversão.
Um agradecimento especial à equipa organizadora deste jantar que pensou em  todos os pormenores necessários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dia do Pijama

Dia 20 celebra-se o Dia dos Direitos Internacionais da Criança, (mas como este ano dia 20 de Novembro era a um Domingo) festejámos o Dia Do Pijama no dia 21 de Novembro. Foi um dia muito divertido em que todos viemos de pijama para a escola e com os nossos peluches, brincámos muito, ouvimos a nova música do pijama do cantor AGIR e aceitámos o desafio do Município de Pampilhosa da Serra, no qual cada grupo tirou uma fotografia de pijama com o seu cartaz, com palavras relacionadas com a família (ternura, amor, aconchego, afeto…).
No fim do dia, cada criança levou o seu mini cartaz para casa e o autocolante de participação no Dia do Pijama.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atuação do Grupo Concertinas do Machio

No passado dia 18 de Novembro, o Grupo de Concertinas do Machio, disponibilizou-se para estarem presentes e animarem a nossa tarde.
Foi realmente uma tarde diferente e bem ao gosto dos nossos utentes, que vivem sempre estes momentos com grande alegria e satisfação.
Agradecemos, mais uma vez, a todos os elementos do grupo que de forma voluntária vieram até nós trazendo a alegria e a boa-disposição que tanto precisamos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita a Exposição – 50 Anos do Código Civil

No passado dia 18 de Novembro de 2016, um grupo de utentes da ERPI SEDE da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, visitaram a exposição de comemoração dos 50 anos do Código Civil, que decorreu no Município de Pampilhosa da Serra.
Os nossos idosos puderam assim perceber como o Código Civil nasceu e foi evoluindo até aos dias de hoje, com a ajuda do Sr. Secretário do Ministério da Justiça Dr. Carlos Sousa Mendes, que também brindou os presentes com histórias e curiosidades.
Foi uma manhã agradável, pelo que agradecemos o convite para esta iniciativa, que os nossos utentes muito apreciaram.

 

 

 

 

 

 

Hidrosénior

Os Utentes da ERPI SEDE, iniciaram no passado dia 10 de Novembro as suas aulas de Hidrosénior.
Foi com um sorriso na cara, que um a um voltaram a “mergulhar” nas águas quentes da piscina municipal, onde agora quinzenalmente estes se tornam ainda mais felizes.
O Nosso Bem-Haja ao Município de Pampilhosa da Serra, que faz com que esta experiencia seja possível para os nossos Utentes.

 

Magusto na ERPI SEDE

No passado dia 11 de Novembro de 2016, decorreu no nosso Lar o Magusto de Utentes
Foi uma tarde bastante animada, que contou com a presença dos meninos da Casa da Criança, que brindaram os nossos utentes com belas canções alusivas à época
A festa continuou, com um delicioso lanche, com bolo, filhós e Castanhas, onde todos os Utentes se deliciaram com todas estas “gulodices”.
Esta tarde ficou marcada no rosto dos nossos idosos que demostraram um enorme sorriso, mostrando assim a sua satisfação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Martinho

Chegou o São Martinho e por estes dias fomos à rua apanhar castanhas, fizemos jogos tradicionais e como habitual fizemos um pequeno magusto na Casa da Criança, este ano fizemos uma fogueira com caruma para assar as castanhas e todas as crianças foram assistir.

No dia 11 de Novembro, dia de São Martinho, fomos alegrar os nossos idosos, cantando músicas, relembrando provérbios e contando histórias alusivas à época.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Magusto no Centro de Dia de Fajão

No passado dia 08 de novembro, fizemos para os utentes do Centro de Dia e Apoio Domiciliário de Fajão o Magusto.
Esta comemoração iniciou-se com um almoço convívio, onde os utentes partilharam emoções e se prepararam para o que estava para vir. Após o almoço todos se dirigiram ao exterior para se acender a fogueira e se começar a assar as castanhas.
Assim que se acabaram de assar todos se deliciaram com as castanhinhas assadas e com a jeropiga. Após vários momentos de descontração e brincadeira entre utentes e funcionários, cada um seguiu para sua casa com o coração cheio, pois durante momentos reviveram a sua juventude.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade “Outubro Rosa”

No passado mês de Outubro festejou-se na ERPI-SEDE da S.C.M.P.S. e no Centro de Dia de Fajão o “Dia Rosa”.
Assim desafiámos Utentes e Funcionários a vestir Cor-de-Rosa, ou a usar um laço Rosa, por uma causa….a Luta Contra o Cancro da Mama. Para assinalar esta iniciativa, registámos o momento com algumas fotografias.
O Nosso muito obrigada a todos os que de uma forma ou outra contribuíram para esta Causa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia das Bruxas

O dia das Bruxas é um dia que gostámos muito… aprendemos a não ter medo de alguns “monstros” da nossa imaginação, como fantasmas, bruxas e até o lobo mau… que agora sabemos, que só existem nas histórias.
Aprendemos a música “Oh Bruxa má” e ouvimos inúmeras histórias da Bruxa Mimi que nos ajudaram a superar esses “medos”.
Neste dia levámos uma prendinha para casa: uma abóbora que decorámos na sala com as nossas Educadoras, escolhemos a abóbora porque pertence à roda dos alimentos e faz bem à nossa saúde, para além de decorámos as abóboras também exploramos esse legume e aprendemos muitas coisas sobre ele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia da alimentação

Este ano letivo o Dia da Alimentação foi especial porque temos o nosso projeto da Nutriciência, como tal aprendemos músicas, ouvimos histórias e fizemos muitas atividades relacionadas com alimentação saudável: exploração de legumes e frutas através dos sentidos, fizemos espetadas de fruta e ainda um batido de bolacha e banana para o lanche.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olimpíadas do Idoso 2016

No passado dia 14 de Outubro decorreu, no Edifício Multiusos Monsenhor Nunes Pereira a 12ª Edição das olimpíadas do Idoso.
Como já vem sendo costume, foram organizadas pela Câmara Municipal em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, a Cáritas Diocesanas de Coimbra e a Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.
Tiveram como objetivo o convívio e a promoção do bem-estar dos idosos do concelho mas também a valorização dos mesmos. A festa teve início às 14.00 com uma Gincana de jogos tradicionais (Jogo do Bowling, Jogo da Colher e Jogo de Basquet).
A Festa continuou com a realização da Prova de Canto/dança, em que a associação de Dornelas do Zêzere nos presenteou com a música da “Laranjinha”, seguiu-se a Caritas em que os utentes da Malhada do Rei interpretaram a música “Azeitoninha”. Para terminar a prova de Canto/Dança, dos Utentes da Nova ERPI/UCCI da S.C.M.P.S, cantaram uma adaptação da Música Bilhete Postal, que intitularam de “Hino”.
Após o término da prova de Canto/Dança iniciou-se a apresentação da Prova Livre, assim subiram ao palco os Utentes da Associação de Dornelas, com a apresentação da música “Pica dos Sete”. Em seguida os Utentes da Malhada do Rei, recriaram uma encenação de uma Procissão. Para terminar as apresentações da Prova livre, foi a vez dos Utentes da ERPI – SEDE da S.C.M.P.S. que nos apresentaram um desfile de Chapéus de Palha.
Para terminar realizou-se um lanche partilhado por todos os participantes.
Mais umas Olimpíadas que passaram, em que todos os intervenientes estão de parabéns. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visualização das cerimónias do 13 de Outubro em Fátima

No passado dia 13 de Outubro os idosos da ERPI – SEDE da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, passaram um dia diferente pois estiveram durante todo o dia a assistir às celebrações de Fátima. Este procedimento já se tornou um hábito todos os dias 13 de Maio e 13 de Outubro, ou não se tratasse de uma Instituição católica. 
Este foi um dia muito emocionante para os nossos utentes, pois Fátima é um local extremamente importante para cada um deles e sempre que podem assistir a alguma coisa nesse local de culto é para os nossos utentes motivo de muita satisfação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convocatória - Assembleia Geral

http://www.scmpserra.pt/data/uploads/convocatoria.pdf

 

Na ERPI-SEDE, perder? Nem a Feijões

Semanalmente, os nossos Utentes jogam Loto… entre gargalhadas e brincadeiras, cada um deles “luta” para não perder o jogo e se sagrar “campeão” neste jogo … Porque nenhum gosta de perder nem a Feijões, tornam-se momentos muito interessantes de disputa.
Também diariamente temos um grupo de idosos (homens) que gostam de ocupar o tempo deles a jogar dominó e cartas. Eles gostam de o fazer e nós profissionais gostamos de os ver a divertirem-se, nestes momentos levados muito a sério por alguns jogadores, que até tentam fazer batota para ganharem quase sempre!
Permitam-nos lançar um desafio à comunidade Pampilhosense, porque a Santa Casa da Misericórdia é de todos os habitantes do Concelho da Pampilhosa:
“Passem por cá e tenham uma tarde diferente...Venham jogar com os nossos idosos…temos a certeza que eles vão gostar…e quem cá vier também, pois partilham-se histórias giras, diferentes e descobrem-se outras… Contamos com todos para continuarmos a proporcionar aos nossos utentes momentos alegres, diferentes, de boa disposição e dignidade! Apareçam e tragam um amigo! Os utentes, a Direção e a Misericórdia agradecem…Até já!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atelier de Culinária: Bolo de Chocolate no Micro-ondas

No dia 20 de Setembro, um grupo de Utentes da ERPI-SEDE, passaram o dia a fazer Bolos de Chocolate.
Assim meteram mãos na massa, e prepararam com grande orgulho deliciosos bolinhos, que ao outro dia foram servidos ao lanche para alegria de todos… Sabemos que não podemos abusar, mas quem não gosta de um docinho? De vez em quando não faz mal a ninguém…são os prazeres da vida fáceis de proporcionar e que antigamente a maior parte dos nossos idosos não tinham acesso a eles…Há que fazer-lhes a vontade…Mas nada de excessos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Laranjinha e Lampreio

A ERPI-SEDE recebeu novos habitantes, são dois peixinhos, um laranja que os Utentes batizaram de “Laranjinha” e um matizado que foi batizado de “Lampreio”.
Os novos habitantes têm feito a delícia dos nossos utentes, que diariamente se preocupam em saber como se encontram os novos amiguinhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pintura de Unhas

Há já algum tempo que zelamos também pela imagem dos nossos utentes, que sobrtudo as senhoras gostam bastante. Então todas as semanas cuidamos das mãos das senhoras pintando-lhes as unhas, que algumas exibem com algum orgulho.
Desta forma, proporcionamos-lhes momentos de beleza fazendo-as sentirem-se ainda mais bonitas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhos Manuais

Decorre na nossa instituição semanalmente os Trabalhos Manuais, onde habitualmente trabalhamos temas relacionados com a época que se vive no momento. Desta vez o Outono. E assim de pincel e tinta na mão, os utentes deram cor aos ouriços-cacheiros, e depois colocaram-lhes os “espinhos”.
Umas tardes bastante animadas, em que acima de tudo o importante é que cada utente disfruta do momento e se diverte a sua maneira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegou o Outono

Com a chegada do Outono descobrimos novas cores, novos cheiros e novas sensações… Para nos ajudar a perceber melhor essas mudanças e transformações da natureza, temos: histórias, músicas e trabalhos e fomos também à rua apanhar folhas de Outono para fazer os nossos trabalhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Início do ano letivo

Começou mais um ano letivo na Casa da Criança, este ano o nosso projeto é a Nutriciência, com ele vamos aprender coisas muito importantes, vamos aprender os alimentos que nos fazem bem e menos bem á saúde. Vamos aprender a comer melhor e tudo isto através de atividades muito divertidas, como histórias, jogos, colagens, pinturas. Vamos continuar a cuidar da nossa horta pedagógica e até fizemos uma mascote: A Cenoura Cacilda.

 

 

Participação no Piquenique de encerramento das Atividades dos Alunos de Serviço Social

No dia 2 de Setembro, um grupo de utentes da ERPI-SEDE, participaram durante a tarde num piquenique na praia fluvial, que serviu para encerrar as atividades com alunos de Serviço Social.
Assim durante a tarde, idosos e alunos partilharam sorrisos e aventuras e demostraram a cumplicidade que foi criada no tempo que estes estiveram connosco.
O nosso muito obrigada e desejamos que voltem novamente para amadurecer as ideias que plantámos juntos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação para funcionárias: Humanização dos Serviços

As tardes do dia 25 e 31 de Agosto, foram diferentes para um grupo de funcionárias da ERPI-SEDE, uma vez que assistiram a uma formação feita pela professora Dr.ª Stella Bettencourt.
Uma formação que despertou em todas as funcionárias a curiosidade de um dia se colocarem no lugar do idoso e perceberem de uma outra forma o que eles sentem.
Uma tarde bastante enriquecedora a todos os níveis para todas as funcionárias envolvidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita dos alunos do Curso de Serviço Social do Instituto de Ciências e Políticas de Lisboa (ISCSP) 

Nos dias 25 de Agosto e 1 de Setembro, os nossos Utentes foram presenteados com a visita de um grupo de alunos de Serviço Social do Instituto de Ciências e Políticas de Lisboa.
Durante o dia, os alunos desenvolveram algumas atividades simples com os nossos utentes e partilharam com eles conversas e aventuras.
Uns dias bastante ricos, em que os nossos utentes já demostraram vontade de repetir.
O Nosso Bem-Haja, aos alunos, a professora Dr.ª Stella Bettencourt e a Dra. Ana Catarina Lopes, do Município de Pampilhosa da Serra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comemoração do Dia Mundial da Fotografia

No passado dia 19 de Agosto, comemorou-se na ERPI-SEDE o Dia Mundial da Fotografia.
Assim durante o dia, os nossos utentes fizeram molduras e tiraram algumas fotografias que depois puderam ver num placar que ilustrou aquele dia.

 

Participação na XIX Feira de Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra

A Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra participou mais uma vez e à semelhança de anos anteriores, na XIX Feira de Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra nos dias 12, 13, 14 e 15 de Agosto.
Na Feira tivemos oportunidade de mostrar alguns dos trabalhos realizados pelos nossos utentes no âmbito das Atividades de Animação Sociocultural através das diversas fotos que se encontravam expostas, bem como angariar alguns fundos para continuar a dinamizar estas ações. A todos os que de alguma forma contribuíram para a realização deste evento e para apoiar a Santa Casa da Misericórdia, das mais diversas formas o nosso BEM-HAJA! E para o ano há mais!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participação na II Mostra de Sopas Tradicionais – Troca de Saberes e Sabores

No passado dia 28 de Julho, um grupo de utentes deslocou-se até a Praça do Regionalismo em Pampilhosa da Serra para participar na II Mostra de Sopas Tradicionais.
Uma atividade organizada pelo CLDS-3G Pampilhosa ATIVA!, promovido pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.  Este evento contou com a participação das Juntas de Freguesia e das IPSS’s Concelhias na confeção de sopas tradicionais, com o objetivo de partilhar os saberes e sabores da riqueza gastronómica tradicional do concelho e contribuir para a promoção de uma alimentação saudável. 

 

Comemoração do Dia dos Avós:

No passado dia 26 de Julho comemorou-se o Dia dos Avós no Lar Novo/UCCI. As nossas idosas tiveram oportunidade de se arranjarem e ficarem ainda mais bonitas, pintando as unhas e dando um jeitinho ao cabelo! Mais tarde recebemos as crianças da “Casa da Criança” que tornaram a tarde mais alegre com as suas músicas. No final do dia foi oferecido os nossos idosos uma pequena lembrança, realizada no âmbito da Animação e da Terapia Ocupacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11º Festival de Folclore em Pampilhosa da Serra

No passado dia 23 de Julho, um grupo de cerca de 10 utente da ERPI-SEDE foram assistir ao 11º Festival de Folclore em Pampilhosa da Serra.
Durante parte da noite os nossos utentes poderam disfrutar da atuação de 4 ranchos tipicamente portugueses, nomeadamente, o Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra, Rancho Folclórico de Santa Quitéria (Meridãos-Tendais-Cinfães), Rancho Folclórico e Etnográfico os Frieleiros (Frielas-Loures) e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ribeira Brava (Ilha da Madeira).
Uma noite bastante diferente mas que para os nossos utentes se tornou uma noite de alegria pois recordaram os seus momentos de juventude, onde durante tardes e tardes dançaram ao som daqueles temas.

 

Visita do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ribeira Brava, Ilha da Madeira

No passado dia 21 de Julho, os utentes da Santa Casa da Misericórdia foram surpreendidos com uma tarde diferente… Durante a tarde puderam assistir a atuação do Grupo Folclórico da Ribeira Brava, que generosamente se prontificou a atuar no nosso Lar durante a sua estadia na Pampilhosa da Serra, despertando assim nos nossos Utentes diversos momentos de alegria.
O Nosso muito obrigada aos elementos do Grupo da Madeira, mas sobretudo ao Sr. Fernando, à D. Lúcia e a todos os responsáveis do Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra, que tornaram este momento possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ida a Malhada do Rei

No passado dia 19 de Julho, um grupo de utentes da Santa Casa da Misericórdia das Respostas Sociais de ERPI, Unidade de Cuidados Continuados, do Centro de Dia de Fajão e dos apoios domiciliários, foram passear até a Malhada do Rei. 
A nossa viagem teve início por volta das 9.15h onde chegamos perto da 10.30h.
Chegados ao parque de merendas da Malhada do Rei cada utente pode passear à sua vontade pela zona, conhecendo assim melhor os vários recantos daquela linda aldeia.
Por volta das 13.00h todos os utentes se encontravam sentados à mesa a disfrutar do belo arroz de cenoura com grelhada mista.
Após o almoço todos os utentes e ainda os utentes da Cáritas puderam disfrutar de uma tarde diferente, porque até à hora do lanche assistiram a um belo momento de fados na voz de Joel Bento, António Martins, Tony Bispo e Celestino Daniel. A todos os que estiveram presentes e contribuíram para a animação deste momento de partilha o nosso muito obrigado.
Chegada a hora do lanche, todos os utentes partilharam entre si momentos de muita alegria e descontração. E assim chegou a hora de regressar e os utentes levam na bagagem um dia repleto de emoções e sorrisos.
Mais um dia de saudáveis partilhas e repletos de sorrisos e muita animação. Aproveitamos também para agradecer ao Sr. Presidente da Comissão de Melhoramentos da Malhada do Rei, Roberto Almeida e ainda Cáritas Diocesana de Coimbra, na pessoa da Técnica Andreia Barata e da Dra. Mariana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarde na Praia Fluvial

No passado dia 15 de Julho, um grupo de cerca de 16 utentes da valência ERPI – SEDE da S.C.M.P.S, foram passar a tarde na Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra.
Aproveitámos assim uma tarde de sol para tirarmos o melhor partido dos locais mais bonitos da nossa terra.
Durante a tarde pudemos cantar, conversar e divertir-nos a nossa maneira.
Uma tarde em que os nossos utentes se mostraram bastante felizes, sempre sorrindo e já demostraram vontade de repetir o mais rápido possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sessões de Culinária no Lar Novo/UCCI:

No âmbito da Animação e da Terapia Ocupacional realizam-se periodicamente sessões de culinária. Desta feita são confecionados pelos nossos idosos bolos, bolachas entre outras iguarias. Que mais tarde serão degustadas com apetite!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confeção das Coroas de S. João:

No âmbito da Animação e da Terapia Ocupacional comemorou-se o S. João. Confecionaram-se coroas feitas com a típica Erva de S. João. Esta foi uma atividade muito cheirosa, que permitiu aos nossos idosos recordar os tempo de antigamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação: “Cuidados a Ter com o Sol” na ERPI – SEDE

No dia 12 de Julho, os Utentes da ERPI-SEDE poderam assistir a uma Formação sobre os Cuidados que devem ter com o Sol.
Assim durante cerca de uma hora e meia, os nossos Utentes ficaram a saber os cuidados que devem ter, e o que devem fazer para se protegerem do calor.
O Nosso muito obrigado, ao Dr. Queimadela e à restante equipa pela disponibilidade, atenção e esclarecimentos que fizeram chegar aos nossos utentes.
Estamos sempre disponíveis para vos receber e ouvir os ensinamentos que nos podem dar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal é Campeão

Como não podíamos ser indiferentes a vitória da nossa seleção no Euro 2016, os Utentes da ERPI-SEDE festejaram à sua maneira, e ainda registámos o momento com algumas fotografias que vão ficar na nossa memória. Parabéns Portugal!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passeio a Lamego

No passado dia 07 de Julho, um grupo de cerca de 40 Utentes das diversas valências da Santa Casa, deslocaram-se a Lamego para Visitar a Nossa Senhora dos Remédios.
A nossa viagem iniciou-se cerca das 7.30h, e chagamos a Lamego cerca das 11h. Assim que chegamos os nossos utentes começaram a preparar-se para o almoço.
Após o término do almoço, iniciamos a nossa visita, quer ao Santuário, quer aos diversos “patamares” de escadas que existem na subida até a Santuário. Quando terminamos a nossa visita, os utentes que estavam interessados foram comprar uma lembrançinha daquela nossa viagem.
Antes de iniciarmos a viagem de regresso, aconchegamos o estomago com bolinhos.
A nossa viagem terminou cerca das 19h, onde chegamos a nossa casa, com sorrisos no rosto e com uma enorme vontade de repetir a experiencia.
O nosso Bem-Haja às irmãs responsáveis pelo Santuário que tão bem nos receberam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO

Mais um ano letivo terminado, e para assinalar esta data realizou se a nossa Festa de Final de Ano, que foi no passado dia 01 de Julho pelas 16h00m, na Casa da Criança, mais propriamente, no nosso maravilhoso jardim (espaço exterior), onde tivemos a presença do Sr. Provedor António Sérgio e do Sr. Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra João Ramos.

Andámos a preparar este dia durante várias semanas, e ultimamente a ansiedade era tanta que já cantávamos as nossas músicas e a dos colegas o dia inteiro.

Cada sala presenteou o público com duas músicas: a sala de 1 e 2 anos com as músicas “As árvores balançam” e “São os peixinhos”; a sala de 2 e 3 anos com as músicas “A família” e “ O Rato Vitorino” e a sala de jardim-de-infância com as músicas “Vamos lá falar de alimentação” e “Entrei no Outono pró jardim-de-infância”.

Os nossos dois finalistas partilharam momentos de muita emoção com a canção “Os Finalistas”, fazendo-se posteriormente a entrega dos diplomas e subida dos pais ao palco. São momentos que nos entristecem porque dois meninos se vão embora mas por outro lado nos orgulha e enche de alegria pois significa o final de uma etapa bem-sucedida e a evolução dos meninos que ficam no nosso coração.

Alem de nós, também as nossas educadoras e os nossos pais se empenharam muito, pois contribuíram de forma carinhosa para o nosso lanchinho, a mamã com uma sobremesa e/ou salgadinhos e o Papá uma bebida.

Contámos também com a presença de dois apresentadores fantásticos (o Sr. Miguel e a Srª. Vera, pais dos meninos da sala de Jardim de Infância) a quem também agradecemos imenso a disponibilidade e dedicação a este momento.

A nossa professora de Inglês, a Joana Martins, também se disponibilizou para estar connosco na festa e todos juntos mostrámos ao público como aprendemos muito bem a língua inglesa e como já a sabemos cantar.

Também a Ludoteca trouxe-nos momentos mágicos que surpreenderam e animaram crianças e pais.

Mesmo não tendo estado presente, também temos muito a agradecer ao nosso professor de música, pois foi com ele que fizemos as gravações da festa e que preparámos tudo.

E por último, mas não menos importante, também queremos agradecer ao nosso artista de variedades, Joel, que animou a nossa festa, enquanto nos preparávamos para as atuações…

… pois que ninguém duvide, nós somos uns artistas multifacetados, e por isso a nossa festinha foi um sucesso!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sardinhada

Realizou-se no dia 01 de julho a partir das 12.00h a Sardinhada dos Santos Populares no Centro Comunitário, que juntou utentes de todas as valências da nossa instituição.
A Sardinhada iniciou-se com um almoço convívio entre os utentes, que disfrutaram da sardinha assada com batata cozida, salada e ainda uma bela Tigelada de sobremesa.
Após o almoço a festa prosseguiu com a atuação dos funcionários, que este ano surpreenderam os utentes com a realização de uma Marcha, despertando neles lindos e diversos sorrisos, bem como um momento diferente de muita alegria e satisfação.
Após o término da atuação dos funcionários, os nossos utentes ainda disfrutaram da atuação do Joel, que durante alguns momentos fez os nossos utentes voltarem aos seus tempos de juventude.
Foi um dia diferente e cheio de cor em que todos os utentes se mostraram contentes e com vontade de repetir a experiência.
Aproveitamos também para agradecer a presença do Sr. Presidente da Câmara, da Dra. Alexandra Tomé e de alguns Presidentes de Junta ou seus representantes que também optaram por nos acompanhar neste convívio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sardinhada de Funcionários

Realizou-se no passado dia 24 de junho (S. João) a partir das 12.30h a Sardinhada dos Santos Populares dos Funcionários das várias Valencia da Santa Casa da Misericórdia.
A Sardinhada iniciou-se com um almoço convívio entre os funcionários presentes, que saborearam a bela sardinha assada acabadinha de sair da brasa, caldo verde e salada.
Após o almoço os funcionários presentearam os nossos idosos com uma grande surpresa…assim apresentámos a Marcha que tínhamos andado a ensaiar (com a ajuda do Dr. João Ramos) para animar a tarde dos nossos utentes. 
Para que a festa não terminasse por aqui os funcionários foram surpreender as crianças da Casa da Criança e os utentes do Novo Lar/U.C.C.I dançando também para eles a Marcha.
Foi uma tarde de S. João muito colorida e animada e que proporcionou aos nossos utentes sorrisos e boa disposição…só faltou mesmo a fogueira…quem sabe para o ano…
Um agradecimento muito especial ao Sr. João Ramos, Presidente da Assembleia Geral da nossa Casa e à Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra, que emprestou amavelmente os fatos das marchas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita ao Museu Municipal


No dia 23 de Junho, um grupo de cerca de 8 Utentes da ERPI - Sede deslocaram-se ao Museu Municipal para o visitarem.
Durante cerca de hora e meia, os nossos utentes recordaram objetos da sua infância e ficaram a conhecer melhor a história do nosso concelho, particularmente da nossa terra, através das diferentes exposições aí existentes e da história que cada uma delas nos pode contar e que tão bem nos carateriza.
Uma atividade que todos os utentes gostaram e que mostraram muito interesse em um dia voltar, para poderem “aprender” ainda mais.
Uma tarde bastante enriquecedora quer para os nossos idosos, quer para os vários técnicos envolvidos, pois também eles receberam muitos ensinamentos que os nossos utentes lhes foram passando. É verdade que, “a vida é a melhor e maior escola que podemos ter”, pois é ela que nos vai ensinando a saber vive-la. Por isso consideramos que os nossos utentes são “um poço de sabedoria”, que em muito contribui para o enriquecimento da nossa cultura.
O nosso muito obrigado ao Museu Municipal e às técnicas, Joana Martins e Elisabete Matos quer pelo convite direcionado à nossa instituição, quer pela forma magnífica com que nos receberam. Bem-Haja

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sardinhada no Centro de Dia de Fajão

Realizou-se no dia 22 de junho a partir das 12.00h a Sardinhada dos Santos Populares no Centro de Dia de Fajão.
A Sardinhada iniciou-se com um almoço convívio entre os utentes em que puderam desfrutar do Caldo Verde, da sardinha assada com batata cozida e broa e ainda um belo arroz doce.
A tarde foi passada com vários momentos de descontração por parte de todos e com grandes momentos de convívio.
Foi um dia diferente em que os utentes demostraram-se contentes e com vontade de repetir a experiência no próximo ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Surpresa aos nossos Utentes – Santos Populares


Os colaboradores da Santa Casa, estão a  ensaiar as marchas para animar a Sardinhada de Funcionários a realizar-se dia 24 de Junho na ERPI – Sede e também para abrilhantarem a Sardinhada dos utentes que se realizará no dia 1 de Julho no Centro Comunitário.
Para que a Marcha se realizasse tivemos o privilégio de contar com a presença do Sr. Presidente da Assembleia Geral da nossa Instituição, João Ramos que se disponibilizou para ensaiar os funcionários, no dia 16, 23 e 24 de Junho de 2016.
O Nosso Bem-Haja quer aos funcionários, quer ao Sr. João Ramos que disponibilizaram o seu tempo, para surpreender os nossos Idosos com um “miminho”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PASSEIO DE FIM DE ANO LETIVO

Dia 17 de Junho - Passeio de fim de ano

Com o ano letivo quase a terminar é tempo de passear e de observar ao vivo e a cores alguns conteúdos aprendidos durante o ano letivo. A nossa visita de estudo foi ao Portugal dos Pequenitos em conjunto com o pré escolar da rede pública  da Pampilhosa da Serra.

O Portugal dos Pequenitos, é um parque temático concebido e construído como um espaço lúdico, pedagógico e turístico, para mostrar aspetos da cultura e do património português, em Portugal e no mundo.

Foi iniciado em 1938, por iniciativa do professor Bissaya Barreto, com projeto do arquiteto Cassiano Branco, vindo a ser inaugurado em 8 de junho de 1940, razão pela qual a sua conceção e arquitetura estão fortemente imbuídas do espírito idealista e nacionalista do Estado Novo Português. A sua construção desenvolveu-se em três etapas:
- A primeira fase, entre 1938 e 1940, é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas: solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região do país com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. A este núcleo, pertence também o conjunto de Coimbra, espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade;
- A segunda fase integra a chamada "área monumental", espaço ilustrativo dos monumentos mais representativos, de norte a sul do país.
- A terceira fase, concluída em finais da década de 1950, engloba a representação monumental e etnográfica das então províncias ultramarinas em África, do Brasil, de Macau, do Estado Português da Índia e de Timor Português, cercados por exemplares da flora nativa destas regiões. Compreende também as representações dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
O parque caracteriza-se por apresentar construções em escala reduzida representando monumentos e outros elementos sobre a cultura e o património edificado português, em Portugal e no mundo.

Atualmente organiza-se em sete zonas complementares:
Países de Língua Oficial Portuguesa;
Portugal Insular (Açores e Madeira);
Portugal Monumental;
Coimbra;
Casas Regionais;
Casa da Criança;
Parque Infantil.
Complementarmente pode-se conhecer alguns museus temáticos:
Museu do Traje;
Museu da Marinha;
Museu do Mobiliário.
O espaço conta ainda com casas de banho, loja de presentes e cafetaria.

Como podem imaginar, este espaço está fantástico para podermos brincar, explorar e descobrir coisas maravilhosas.

Acabadinhos de chegar, fomos logo comer o pequeno-almoço, para depois iniciarmos com mais garra a nossa visita.

Depois foi hora de partir à descoberta. Vimos e explorámos casas, casinhas, castelos, mosteiros, palácios e museus… e tudo do nosso tamanho, pareciam casinhas de brincar… foi muito divertido e nem demos pelo tempo a passar e num instantinho chegou a hora de ir almoçar. Aproveitámos que logo ali ao lado estava o parque de merendas do Exploratório e ficámos por ali. Almoçámos e logo de seguida fomos comer um gelado para refrescar e para ganharmos força para correr e brincar no espaço verde que nos circundava. Foi um dia inesquecível, acreditem… adorámos!...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ida as Minas da Panasqueira


No passado dia 16 de Junho de 2016, um grupo de cerca de 50 Utentes da ERPI – Sede, Nova ERPI/U.C.C.I, do Centro de Dia/ Serviço de Apoio Domiciliário de Fajão, Cabril e Pampilhosa da Serra deslocaram-se às Minas da Panasqueira, com objetivo de passarem um dia diferente, promovendo assim, o contacto entre utentes das diversas respostas sociais.
A nossa “aventura” iniciou-se pelas 9.00h, chegando as Minas cerca das 11.30h onde os nossos utentes estiveram em convívio até a hora de almoço. Após desfrutarem de um belo almocinho, cada um deles participou a sua maneira num momento musical protagonizado pelo nosso funcionário Joel, em seguida assistiram a um filme sobre o início das Minas da Panasqueira.
Após o término do filme, os nossos utentes deliciaram-se com o bolinho que foi servido ao lanche, e de seguida iniciamos a nossa viagem de regresso.
Agradecemos a amabilidade e o apoio prestado pela Junta de Freguesia, em nome da Sra. Presidente Joana e pelo Sr. José Luís ficando o desejo e a vontade de se realizarem mais iniciativas como esta, que muito agradou os nossos utentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santo António: o Santo Casamenteiro

No âmbito da programação de Animação e de Terapia Ocupacional decorreu no Novo-Lar/UCCI uma atividade dedicada ao Santo António: o Santo Casamenteiro. Assim foi feita uma pequena biografia referente ao Santo, com a sua história de vida, seguindo-se a elaboração de quadras ao “Santinho”. Conseguiram-se atingir os objetivos que passavam pelas componentes cognitiva, recreativa e de expressão. Esta foi uma tarde muito bem passada com muitos sorrisos e com quadras verdadeiramente originais.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manjerico dos Santos Populares

No dia 15 de Junho, decorreu no Novo-Lar/UCCI uma atividade com objetivos de explorar uma nova técnica de pintura: a esponja. Assim elaborou-se um manjerico gigante que foi pintado pelos nossos utentes recorrendo a esta técnica. Além de desenvolvimento da criatividade também se conseguiu explorar o espírito de equipa e entreajuda assim como a promoção de um momento de partilha e histórias, quadras e lendas relacionadas com os manjericos e com os Santos populares.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santo António
Santo Antoninho
Eu vou-te pintar
Vais ficar bem Jeitosinho.


No âmbito da programação de atividades, e a pedido dos idosos decorreu um atelier de Pintura subordinada ao tema Santos Populares, assim do dia 14 e 15 de Junho os utentes pintaram imagens de Santo António e de Sardinhas muito características desta época do ano. Esta é sem dúvida uma atividade muito apreciada pelos nossos utentes e da qual “nascem” verdadeiras obras de arte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade ao Ar Livre

No dia 8 de Junho, no âmbito da programação de Animação e de Terapia Ocupacional, decorreu no espaço exterior da UCCI, uma atividade muito divertida, intitulada Tertúlia de Amigos. Teve como objetivo a partilha de histórias e anedotas conseguindo assim arrancar muitos sorrisos, foram também contados alguns dos muito conhecidos Contos de Fajão. Foi um momentos de muita alegria aliado à importância do sol para a saúde dos nossos idosos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“DIA da CRIANÇA…na Casa da Criança”


Dia da CRIANÇA …o nosso dia...

Como todos sabem, este é o nosso dia… um dos mais especiais do ano Letivo.

Neste dia, tudo foi feito a pensar em nós, brincámos, corremos, saltámos, fizemos jogos ao ar livre e tivemos direito a um saquinho com o logotipo da escolinha “Casa da Criança” de prenda e um lanchinho especial.

Como habitualmente o Município também nos mimou com várias lembranças. Ofereceu a cada criança um convite para uma sessão de cinema no dia 3 de Junho às 21h00m, no Auditório Municipal da Pampilhosa da Serra e para a Animação com Insufláveis no dia 04 de Junho pelas 15h30, na Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra com direito a um gelado.
Em parceria com a CPCJ, o Município ofereceu também a cada criança um gelado EPÁ e uma t´shirt, que cada criança coloriu a seu gosto; alusiva aos direitos e deveres de cada criança, relembrando a todos a sua importância.

Foi sem dúvida, um dia para não esquecer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participação na atividade "A Escola convida um Leitor"

No passado dia 11 de Maio, um grupo de 4 Utentes da ERPI – SEDE descolaram-se a Sede do Agrupamento de Escolas a fim de participar na atividade “A Escola convida um Leitor”, uma atividade inserida nas comemorações da Semana da Leitura.
Esta atividade consistiu num convite que a escola lançou, para que a Animadora fosse contar uma história com os seus Idosos às crianças de 1º e 2º ano. Assim a Animadora começou por contar aos meninos a história “Avós” e depois um casal de Idosos contou aos meninos um pouco da sua história de amor. Isto é o um Amor à moda antiga…
Uma tarde diferente mas bastante enriquecedora para os nossos Utentes e também para as crianças que nos ouviram. Porque o convívio entre gerações é sempre muito gratificante para os intervenientes!
O Nosso muito obrigada ao Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra, e em especial a Professora Bibliotecária, Marilene Duarte pelo Convite.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade intergeracional no mês de Maio

A nossa tarde do dia 10 de Maio foi muito divertida porque tivemos a visita de alguns idosos à Casa da Criança, com eles vinha também a Animadora Soraia e o Fisioterapeuta Rui. Todas as salas participaram (exceto berçário) e foi muito divertido… ouvimos uma história que a Animadora Soraia contou e enquanto ela contava a história nós tínhamos de imitar o que o Fisioterapeuta Rui fazia… brincámos com bolas e até brincámos deitados no chão… que divertido!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia da União Europeia

No passado dia 9 de Maio comemorou-se o Dia da União Europeia, assim a nossa Terapeuta Ocupacional realizou uma atividade. O objetivo principal desta atividade foi estimular as competências cognitivas. De um conjunto de bandeiras da União Europeia, os utentes teriam de associar a bandeira ao país. Em algumas situações foi difícil saber a que país aquela bandeira correspondia, contudo os obstáculos depressa foram ultrapassados. As bandeiras de Portugal, Espanha e França foram facilmente reconhecidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarde na Praia Fluvial

No passado dia 03 de Maio, um grupo de cerca de 20 utentes da valência ERPI – SEDE da S.C.M.P.S, foram passar a tarde na Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra, afim de comemorar o Dia do Sol. 
Aproveitámos o sol de uma tarde de primavera para tirarmos o melhor partido dos locais mais bonitos da nossa terra. Assim pudemos cantar, conversar e até rezar na nossa piscina fluvial.
Uma tarde em que os nossos utentes se mostraram bastante felizes, sempre sorrindo e entrando nas nossas brincadeiras.
Uma atividade que todos os utentes demostraram vontade de repetir o mais rápido possível. Acreditamos que o tempo vai ser nosso amigo!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participação na Feira de Orientação Profissional promovida pelo Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra

No passado dia 20 de Abril, realizou-se na sede do Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra, uma Feira de Orientação Profissional.
Assim, a Santa Casa da Misericórdia fez-se representar por três setores de trabalho diferentes: Pelas Animadoras Socioculturas, Vera e Soraia, pelos Fisioterapeutas Cristiana e Vasco e pela Terapeuta Ocupacional Rafaela.
Cada uma das áreas foi apresentada a todos os alunos interessados, para que conheçam melhor e de forma mais específica as três profissões.
Foi uma manhã muito bem passada, pelo que agradecemos o convite do Agrupamento de escolas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ida ao teatro - Orvalho

No dia 19 de Abril fomos assistir à peça de teatro “Lago dos cisnes” em Orvalho no Auditório José Santos Marques. Para além de irmos passear de autocarro, que nós adoramos, esta peça de teatro foi muito divertida e teve muitas surpresas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Início das aulas de natação


Começaram no dia 8 de Abril as nossas, tão aguardadas, aulas de natação com o Professor Samuel… esperámos muito ansiosos este dia porque gostamos muito de ir brincar para a piscina e felizmente esta atividade irá prolongar-se até ao final do ano letivo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comemoração do Dia Mundial da Saúde na ERPI – SEDE

No seguimento das comemorações do Dia Mundial da Saúde (07 de Abril), durante a manhã os nossos utentes participaram na Classe de Movimento pela Saúde realizada pelo Fisioterapeuta.
Fazendo pequenos movimentos, como levantar e baixar braços ou passar uma bola de mão em mão, cada um dos nossos utentes cuidou da sua Saúde o melhor que conseguiu. No final cada um teve direito a uma “medalha” para se recordar o momento e ninguém se esquecer da importância que tem cuidar da sua Saúde.
Uma manhã bastante animada, e todos mostraram vontade de repetir.
Durante a tarde realizou-se na cozinha da Valência ERPI – SEDE, um atelier de culinária em que os utentes tiveram a possibilidade de fazer Salada de Fruta.
Nesta atividade não faltou a boa-disposição e o empenho para que o “trabalho” ficasse pronto a tempo de se comer a sobremesa ao jantar. Acreditamos no lema “sobremesa doce, idosos felizes”.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Animação no Centro de Dia de Fajão

Quinzenalmente os Idosos do Centro de Dia assim como os de Apoio Domiciliário de Fajão tem a oportunidade de passar um dia diferente com muita boa disposição, pois a Animadora da Santa Casa desloca-se a Fajão para promover um dia repleto de atividades.
Assim durante todo o dia os nossos utentes realizam diversas atividades como, Ateliers de Pintura, Trabalhos manuais alusivos a época, Ateliers de Culinária entre outras atividade propostas pelos Utentes.
Assim se passou mais um dia bem divertido promovido no âmbito das atividades de animação sociocultural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A nossa horta


Apesar de a Primavera andar envergonhada e teimar em aparecer poucas vezes, nós já começámos a fazer os nossos alfobres em garrafas de plástico e com sementes mas também na horta, onde as crianças de 1/2 anos já plantaram curgetes e meloas…ajudaram a pôr a planta na terra e depois ajudaram a regar. As crianças de 1/2 anos também, têm observado as sementinhas de tomilho, cebolinho, salsa e alface que semearam em garrafas à porta da sala e todos os dias podem ver a crescer e uma vez por semana ajudam a regar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aulas de Hidrosénior

 

Um grupo de 7 utentes, sendo eles 5 da valência ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) – Sede e 2 do Centro de Dia de Fajão frequentam quinzenalmente as aulas de Hidrosénior promovidas pelo Município de Pampilhosa da Serra.

Assim durante cerca de uma hora, os nossos utentes podem usufruir de diversas atividades dentro de água, todas elas vigiadas pelo Prof. Jorge do Município, conseguindo desta forma usufruir dos benefícios que a água tépida de uma piscina lhes pode proporcionar.
Uma atividade que os nossos utentes, apreciam muito e que demostram sempre vontade de voltar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NA ERPI - SEDE

No passado dia 8 de Março comemorou-se na valência ERPI – SEDE o Dia Internacional da Mulher.
Neste dia as nossas utentes foram presenteadas com uma flor feita em EVA, que podem agora exibir diariamente na sua roupa.
As nossas funcionárias tiveram como prenda, a sua placa identificativa, demonstrando assim que não foram esquecidas em mais um Dia Internacional da Mulher.
Foi um dia diferente em que todas as Mulheres não passaram despercebidas e receberam um miminho bem merecido, pois ser MULHER é algo que enche a alma e o coração!
Obrigado a todas as Mulheres que contribuem para o sucesso do trabalho nesta Instituição!

 


Livro de reclamações

2020 :: SCM Pampilhosa da Serra :: Implementado por JGOliveira Informática, Lda